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Identidade digital: SSP-AM inicia atendimento online no município do Careiro da Várzea

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), inaugurou na quarta-feira (29) o serviço de atendimento on-line para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no município do Careiro da Várzea, localizado a 25 quilômetros de Manaus. A medida busca ampliar o acesso da população à identificação civil em todo o estado.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto Aderson Conceição de Melo (IIACM), inaugurou na quarta-feira (29) o serviço de atendimento on-line para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) no município do Careiro da Várzea, localizado a 25 quilômetros de Manaus. A medida busca ampliar o acesso da população à identificação civil em todo o estado.

O diretor do IIACM, Mahatma Porto, explicou que, com a nova unidade, 16 municípios já contam com o atendimento digital. “A implantação do posto on-line do Careiro da Várzea é fruto do compromisso do Instituto de Identificação para com toda a população amazonense, porque vem oferecer um atendimento totalmente digital e moderno. O modo on-line proporciona uma integração direta ao banco de dados, agilizando a conferência e impressão do documento, reduzindo pela metade o tempo de expedição. Com isso, temos celeridade, tecnologia e modernidade para a identificação civil no estado do Amazonas”, disse Porto.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria da Conceição Leite, destacou que o agendamento eletrônico evita longas filas e organiza o atendimento. “Eu acredito que essa modalidade é muito importante para os cidadãos, porque, quando o atendimento era off-line, as pessoas vinham até aqui e acabavam esperando muito tempo para serem atendidas. Agora, isso representa um marco para nós, pois as pessoas vão agendar via on-line esse atendimento, onde serão bem recebidas e terão sua vez garantida”, afirmou.

O pescador Manuel Delgado de Castro destacou a praticidade do novo serviço. “O atendimento aqui foi muito bom, ficou mais fácil para a gente. Como somos pescadores, dependemos da identidade para receber o nosso benefício. Com essa tecnologia mais avançada, tudo ficou melhor. O atendimento foi rápido e facilitou bastante para resolver as nossas coisas também”, declarou.

Atendimento domiciliar

Após a inauguração, a equipe do IIACM realizou atendimento domiciliar para uma idosa de 98 anos, portadora de Alzheimer, que não podia se deslocar até o posto físico. A equipe foi até a residência com todo o material necessário para coletar impressões digitais e documentos, garantindo a emissão da CIN de forma acessível.

“Esses atendimentos domiciliares são voltados para pessoas cadeirantes ou que não conseguem se locomover até o posto de identificação. Também realizamos o serviço em instituições hospitalares, quando o cidadão está impossibilitado de se deslocar. Basta entrar em contato com o Instituto de Identificação, que uma equipe é enviada ao local para realizar o atendimento e emitir a Carteira de Identidade Nacional”, acrescentou Mahatma Porto.

A aposentada Maria do Carmo Inhamuns de Paulos, filha da idosa atendida, comentou sobre a iniciativa. “Eu acho muito bom, porque todas as pessoas que têm esse benefício ficam agradecidas e eu agradeço pelo atendimento que estão realizando, principalmente por virem até a casa dos idosos”, disse.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da redação 

Foto: Victor Levy/SSP-AM

 

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